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7 dicas importantes para uma primeira impressão positiva

O todo tempo estamos sendo avaliadas pelas pessoas que nos cercam, desde o primeiro encontro. Tudo é uma relação de causa e efeito. Se você trabalha com vendas principalmente, é preciso somar diversos detalhes para se alcançar o resultado esperado no contato com os outros e, dentre esses, um dos mais importantes, é a “primeira impressão”.


A primeira impressão está diretamente ligada à credibilidade. É o que a gente deixa na mente das pessoas, o que dizem sobre nos quando saímos de um ambiente. Precisamos gerar empatia e convencer! Você pode ter o melhor produto ou serviço do mercado e oferecê-lo por um ótimo preço, mas se não houver confiança, não haverá resultado.



Falaremos de algumas dicas importante em um primeiro encontro profissional. Afinal, ela pode até não ser a que fica, mas é a mais marcante e é a que vai garantir um início bom de uma relação…


1 invista no conteúdo

Pessoas gostam de conversar com profissionais bem informados. Invista no conteúdo da mensagem que você irá transmitir nas primeiras e demais impressões. Isso é essencial. Esteja aberto para aprender, sempre. Se atualize com o que acontece na sua área de atuação. Faça um planejamento, estude e até treine. Mas lembre, seja natural! Melhor ser criativa e ter jogo de cintura do que só improvisar.


2 roupa como item de comunicação

Quando gerenciamos a nossa imagem, estamos cuidando de como os outros irão nos avaliar. Coco Chanel dizia, que não entendia como uma mulher poderia sair de casa sem se arrumar: “talvez este seja o dia em que ela terá um encontro com o destino. E o melhor é estar o mais bonita possível para o destino”, completou. O mesmo vale para a vida profissional. Nunca se sabe quem você irá encontrar. A roupa é um item muito importante de comunicação!



3 esbanje simpatia e seja educada

O sorriso informa que aceitamos o outro. Quando a gente não sorri e não fazemos contato visual revelamos que não estamos interessadas. Espante a timidez, olhe nos olhos do outro e sorria. Boa educação é essencial e jamais deve estar restrita ao círculo do nosso interesse. Educação não tem diferenciação. A educação vale do diretor a moça da limpeza.


4 adapte o ritmo da fala

As pessoas não tem o mesmo ritmo, umas absorvem a informação mais rápido, outros de forma mais lenta. Quem fala mais rápido tende a atropelar o discurso do outro, e, muitas vezes, mergulhar em ansiedade e com isso, a comunicação não acontece. Adapte o ritmo da sua fala ao da pessoa do outro lado da conversa, mas fale com firmeza e no tom de voz adequado. A voz é capaz de transmitir muita confiança.


5 deixe o outro falar

Precisamos dosar o quanto ouvir e o quanto falar. Uma premissa básica para que a comunicação aconteça é deixar o outro também falar. Atenção ao fato de querer a atenção do outro a qualquer custo e sair falando, falando. Lembre-se, temos duas orelhas e uma boca e não é por acaso. Que tal usarmos nessa proporção?


6 seja Conselheira da sua cliente

Conselheira é quem orienta, mostra a direção, tem bom senso, sabedoria e é honesta. E essas pessoas, sim, têm a atenção das clientes. Para isso, use o verbo “orientar” em suas apresentações de vendas. Por exemplo: “Senhora Helena, de acordo com o que me falou, eu oriento a senhora a usar esta linha de produtos …” Isso fará com que sua cliente perceba que você não está preocupado apenas em vender, mas em resolver o problema dela da melhor forma possível.


7 o essencial é ser você

Quanto mais autêntica, melhor. Precisamos deixar a nossa personalidade fluir e não encenarmos um outro tipo de personalidade. O essencial é ser você e se interessar, de fato, em conhecer o outro. Isso já é um bom caminho.


Lembrem-se: IMAGEM + CONTEÚDO = CREDIBILIDADE

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