Acabou o dresscode, e agora?

A forma de se vestir no ambiente de trabalho aliado a uma evolução na cultura das empresas, vem permitindo aos colaboradores uma maior flexibilidade. Se isso era restrito aos ambientes mais descontraídos, como agências de publicidade ou empresas de tecnologia, agora, esta mudança, é percebida até em algumas instituições financeiras.

Dar adeus ao dresscode extremamente formal em que o uso de ternos, gravatas, saltos altos e colarinhos apertados eram obrigatórios, se torna um privilégio!

Por outro lado, esta flexibilidade, vista por muitos como liberdade, nem sempre é sinônimo de facilidade ao se vestir todas as manhãs.

Ainda mais se a empresa não traz clareza em relação ao que é permitido e não com esta flexibilização.

O que é considerado além dos limites? E se você for mais conservador e gostar da camisa social, vai se sentir deslocado? Sandálias e bermudas foram liberadas? Qualquer tecido vale? As dúvidas são muitas!

Por isso listamos abaixo 7 dicas sobre o que vestir no trabalho quando não há dress code.

01 – Use a roupa que faz você se sentir confiante

Se permita! Expresse seu estilo pessoal e sinta-se confiante com a roupa que está usando;

Mesmo que algo mais informal, o seu visual deve transparecer que você se preocupou com a sua imagem;

A roupa de trabalho deve poder permitir que você fique no escritório ou vá visitar um cliente sem que você esteja com peças manchadas ou amassadas.

02 – Pense como você iria para um restaurante casual

Bom senso acima de tudo, mesmo podendo usar o que quiser!

Você está em um ambiente de trabalho e não na balada com amigos. Faça o exercício, se você fosse a um almoço de domingo ou a um jantar casual com amigos em algum restaurante, o que vestiria? Esse pode ser um bom padrão de vestuário para você começar a definir seus limites.

03 – Acredite no poder dos acessórios

Se você tem um estilo mais tradicional e não se sente à vontade para aparecer no escritório apenas em uma camiseta básica e jeans, considere incrementar o look com alguns acessórios.

Use lenços, colares e brincos mais interessantes para compor e trazer mais elegância ao look.

04 – Escolha um bom sapato

Dresscode liberado não significa que você pode aparecer no trabalho de chinelo ou com sapatos velhos.

Sandálias mais fechadinhas, tênis, botas, mocassins. estão liberados, mas atenção para o estado da sandália e também o cuidado com as unhas dos pés, sempre limpas e bem cortadas.

Tênis de academia deve ser usado na academia! Hoje existe inúmeras opções de tênis mais sociais que, desde que limpos, sã totalmente aceitáveis.

05 – Desapegue do preto

Aproveite para desapegar do pretinho básico! Incorpore cores, padronagens e texturas ao seu visual para dar um toque de personalidade e deixar a roupa descontraída.

Troque sua calça preta diária por uma em outros neutros como o militar, o berinjela, o azul marinho. Coordene com outras cores além do bege e do branco, como variações de rosa, vermelho ou roxo. Essa pode ser uma boa forma de manter o equilíbrio entre o formal e o casual, escolhendo tecidos e cortes mais formais em cores mais descontraídas.

06 – Descubra o Athleisure

Graças a tendência das marcas em investir em peças esportivas mais refinadas, agora é possível usar roupas super confortáveis em um ambiente de escritório sem abrir mão do conforto, especialmente se você prefere roupas mais casuais.

Atenção! Aquela calça de moletom favorita que já está com carinha de pijama e a legging justinha, jamais!

07 – A primeira impressão ainda vale muito

Convite para uma entrevista de emprego e você descobre que a empresa não possui código de vestimenta e que as pessoas usam o que gostam. O que fazer? Tenha em mente que as primeiras impressões ainda são as primeiras, e que é muito melhor garantir uma boa primeira impressão do que mudar uma ruim.

Garanta que no dia da entrevista ou do seu primeiro dia de trabalho, você terá tempo para dar uma atenção especial para o que vai vestir, para garantir uma aparência bem cuidada. Preferencialmente, escolha a roupa no dia anterior.

Isso não significa que você precise usar um terninho. Mas significa que você deve optar por um visual mais elegante, mesmo que ainda seja casual.

Quer saber como podemos ajudar você?
Entre em contato conosco e marque uma reunião!

Persona Imagem e Comportamento © 2024. All Rights Reserved. By EPA Delivery Digital

Open chat
Olá! Como podemos te ajudar?!